quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dreaming Spires






















OXFORD, the city of
Dreaming Spires


Olhando para este blog percebi que tem uma pequena falha. Como assim minha experiencia na Inglaterra não está aqui relatada? Pois é, erro cronológico. É o que acontece quando você resolve fazer um blog só depois de várias viagens, mas seguindo a mesma frase utilizada quando do texto do maquinaria – mais vale tarde do que nunca.

Bom, eu acho que a minha coisa com a Inglaterra começou muito tempo atrás, com Harry Potter. Eu sei, básico, mas é verdade. Todos aqueles cenários com nevoeiro e construções antigas despertaram a minha curiosidade tanto para a história inglesa como para com o seu idioma e sotaque. Não é estranho então concluir o porquê de minha escolha quando, aos 16 anos, encontrei uma revista da EF – Education First – na biblioteca do colegial. Como a matemática nunca foi meu ponto forte e já estava dando em louca vendo tantos números na minha frente, voltei minha atenção para a revista amarela e azul na estante ao lado e minutos depois queria correr para casa disposta a implorar para fazer um curso de inglês no estrangeiro. Meus pais – pensando que aquilo seria uma coisa de momento – falaram que “tudo bem, quando você completar seu curso universitário” – Quê? Pois é, foram anos de espera mas finalmente conclui o curso académico e aos 22 anos estava pronta para embarcar, sem medo algum, em direção a Inglaterra, Oxford, a cidade dos “Dreaming Spires". Porque Oxford? Por ser uma chamorsa cidade pequena, repleta de estudantes de todos os cantos do mundo, e cheia de história e monumentos fabulosos – e, alow, HP foi filmado la.

Quando cheguei, numa agradável tarde de sol em finais de Maio de 2009, logo me apaixonei. As ruas com seus edifícios de séculos passados e tão bem preservados me fizeram viajar mentalmente no tempo. Curiosa, fui visitando os colégios da Universidade de Oxford e cheguei a fazer amizade com um dos estudantes que permitiu a minha entrada nas grandes bibliotecas e jardins privados. As bibliotecas tinham aquelas grandes prateleiras em madeira grossa que se vêm nos filmes, com livros mega antigos de capa dura e paginas amareladas. Os jardins eram magníficos, super bem cuidados, e como era quase verão as árvores estavam cheias de vida e por todo lado havia flores coloridas. A cidade de Oxford é dividida por um rio onde barquinhos do estilo de Veneza passeiam por ele. É obvio que eu não poderia ter ficado indiferente e com um grupo de amigas lá fui eu, duas delas arriscando ficar em pé e espetar aquela coisa no fundo do rio – ok, isto soou estranho, rs. O nome certo é “punting on the river”.


As poucas semanas que tinha disponíveis passaram num piscar de olhos. Eu já me sentia em casa, tanto para com a cidade, quanto na escola e na minha família anfitriã. Está ultima era constituída por um simpático casal de ingleses que possuíam uma casa grande e bem cuidada nas redondezas de Oxford, e seus três filhos, todos eles muito simpáticos também. Eu dividia o quarto com uma garota do Equador e algumas vezes saímos juntas para os pubs típicos ingleses. Por duas vezes cheguei ir a Londres, visitando o London Eye, o museu de cera, os famosos parques (Hyde Park e St James Park), o palácio de Buckingham (ate o desfile dos soldados da rainha tive a sorte de ver), a Torre de Londres (sem duvida o local que eu mais gostei), a ponte de Londres, as agitadas ruas de Picadilly Circus, Oxford Street e muito mais.

Tive também a oportunidade de ir com a EF visitar a histórica cidade de Bath com seus edifícios ao estilo da era romana, e as famosas pedras de Stonehenge. Cheguei também a ir a Cornwall, na pequena vila de Tintagel, onde se localiza o castelo onde supostamente o rei Arthur nasceu. Acho que esse é um dos meus lugares preferidos, ate agora, na Inglaterra. Portanto foram muitos lugares visitados e muitas as diversões – incluindo Thorpe Park com suas muitas montanhas russas radicais. Fiz amigos de vários cantos do mundo, me afeiçoando em particular a uma garota de Israel e outra da Arábia saudita. Teve uma menina de Barcelona que, inclusive, irei ver agora em Abril, quase uma no depois J Uma do Brasil também está na minha lista de visitas, quem sabe no ano que vem? (né donaaa Gabi?? Ofereceu eu vou! *cara de pau mode on*)…e hãn, cadê o Hermes Augusto? Lol.

As aulas também eram divertidas, repletas de debates. A cada semana eu mudava as disciplinas só para ter o gostinho de experimentar tudo o que eles ofereciam. Fiz matérias como vocabulário, literatura, comunicação, inglês de negócios … Todos os dias eu ficava feliz em ir para a escola e nem mesmo o fato de ter que apanhar dois onibus e gastar logo de manha uns 40 minutos ate chegar lá me fazia desanimar (alias, quem liga? A vista era bonita pow). E a volta para casa era igualmente reconfortante, pois, como já disse acima, a família era muito agradável e simpática para comigo e a casa era otima também. É claro que havia diferenças para com o meu país de origem. Nunca imaginaria jantar as 5.30 da tarde em Portugal (imaginem a minha cara de morta de fome estilo modelo de capa de revista da Vogue? Ainda bem que eles deixavam fazer um lanchinho fora de hora). Porem na Inglaterra é comum jantar-se cedo, entre essa hora e as 7h da tarde. Nada que depressa não estivesse adaptada.

Foi então com o coração apertado e desejando poder ficar muito mais que deixei Oxford numa tarde de chuva do dia 27 de Junho de 2009. O tempo que estive por lá foi pouco mas foi algo inesquecível e eu faria tudo de novo, sem duvida alguma. Agora penso na possibilidade de outro curso, com a mesma empresa – gostei da organização e otimo atendimento da EF, bem como seus preços em conta que incluem desde as aulas e suas diferentes matérias, a matérias realmente bom como livros e programa de estudo pela internet, ate acomodação em família anfitriã ou residência. Quem sabe num futuro próximo não estarei estudando em França ou Itália? Recomendo a todos que desejam se divertir ao mesmo tempo que estudam e conhecem uma nova cultura, um novo lugar e muitas pessoas, a viajarem com a EF. Let´s do it dudes!


Site: http://www.ef.com/






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial